"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda!" Paulo Freire
quarta-feira, 7 de abril de 2010
FILOSOFIA DA ESCOLA
A educação no CEM é fundamentada em fatores necessários à formação de cidadãos comprometidos com o bem comum. Baseia-se na humanização e na autonomia. Proporciona ao seu aluno o desenvolver-se livremente, orientando para suas responsabilidades. Orientação de professores comprometidos com o ensinar e aprender; capazes de reconhecer a importância da participação familiar ao processo educacional.
O CEM acredita numa formação para a vida; onde o aluno constrói o conhecimento à medida que a escola e a família oportunizam valores de vida: respeito, solidariedade, amizade e honestidade.
Proporciona ao aluno um ambiente seguro e confortável; um material didático motivador; tornando prazeroso estudar numa escola onde o objetivo é despertar a curiosidade a aquisição da sabedoria.
SISTEMA POSITIVO DE ENSINO
O Grupo Positivo acredita em quatro princípios como valores que governam a instituição: o saber, a ética, o trabalho e o progresso.
Saber é a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber, e este o transforma, propondo-lhe novos desafios. O saber é a luz que permite, ao homem, escolher seu caminho.
Saber é a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber, e este o transforma, propondo-lhe novos desafios. O saber é a luz que permite, ao homem, escolher seu caminho.
Ética é a arte de bem proceder, caminho único para se alcançar o bem supremo: a felicidade. Para tanto, não deve o homem apenas deixar de fazer o mal, mas fazer o bem sempre que possível, como forma de evitar algum mal que resulte de não haver praticado o bem.
Trabalho é a aplicação da forças e faculdades humanas (razão, sentimento e vontade), para alcançar determinado fim. O verdadeiro trabalho não se faz só com as mãos, mas também com a razão e o coração; enquanto trabalha, o homem transforma a natureza, a sociedade e, principalmente, a si mesmo.
Progresso é movimento, marcha para frente, avanço, evolução, melhoria, civilização e desenvolvimento, do qual resulta a acumulação de bens materiais e crescimento intelectual e moral capazes de transformar a vida e de conferir-lhe maior significado.
Em resumo, a essência do Pensamento Positivo baseia-se na construção do saber, na consciência ética, na força do trabalho e no progresso humano.
Marcadores:
CEM,
OURILANDIA DO NORTE,
PARÁ,
SISTEMA POSITIVO DE ENSINO
Assinar:
Postagens (Atom)