segunda-feira, 19 de abril de 2010

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS 2010 NO CEM




A primeira Reunião de pais do ano é seguramente o primeiro contato que se configura entre o docente e este novo grupo de pais. É a porta que se abre para construir o vínculo que manterá unido em um mesmo caminho e a um único objetivo: o desenvolvimento da criança.
O ingresso ou regresso as aulas  gera sensações como: ansiedade, temor, angústia, nostalgia,  despertar, preocupação, etc. Por isso, importância e a necessidade da integração da família e a escola, para que aconteça um sucesso nesta longa relação.
Neste dia 16 de abril de 2010 aconteceu no Centro Educacional Modelo a primeira reunião de pais. Nesta reunião foi discutido assuntos importantes como a participação dos pais na escola. Todos os professores estavam presentes a reunião 
Nesta reunião escola e os pais firmaram uma parceria de um ano inteiro em torno do mesmo objetivo: levar crianças e adolescentes a aprender. Nesse momento vimos nos pais presentes o interesse em participar da vida escolar dos filhos.
Foi uma reunião bem conduzida pela coordenadora Penha, e foi dividida em duas partes: a primeira, mais geral, ficou a cargo da direção e da coordenação; a segunda, em classe, com os professores. 



Muitas vezes os pais acreditam que apenas mandar os filhos para a escola já está bom. Alguns até os deixam em frente a escola, mas nem mesmo sabem como é o dia-a-dia de seu filho lá dentro. O que pode e precisa ser mudado!
Os pais mais do que qualquer outra pessoa precisam saber como é o cotidiano de seu filho na escola, pois muitos alunos não estão indo bem nas matérias, tirando notas baixas, se a própria mãe ou o pai não dá liberdade para que o filho se abra para com eles, como saber se está tudo andando perfeitamente como deve ser?
Reserve um tempo maior para com seus filhos, mesmo que ele nem queira falar muito sobre o assunto, esteja sempre perguntando como está os relacionamentos dele com os amigos, se ele está entendendo toda a matéria, para que se possível você o ajude e tome uma atitude para melhorar e ajudar o desenvolvimento de seu filho, já que a escola é um local onde as crianças passam um bom tempo de suas vidas.
Tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; no entanto, a família tem as suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa mesma instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto, ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo.