terça-feira, 18 de maio de 2010

COMIDAS TÍPICAS DO PARÁ

Hoje vamos falar da culinária Paraense, sugestão da professora para trabalho dos alunos do 6.ano. 


A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão,  caranguejo,  marisco,  peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro),  pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves. Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e até em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimo aos pratos do Pará.

TACACÁ
Ingredientes:
2 litros de tucupí
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
4 pimentas de cheiro
2 maços de jambu
1/2 kg de camarão salgado (seco)
1/2 xícara de goma de mandioca
pimenta de cheiro

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal, leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra, deixe reservado. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. Ferva 4 xicaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.
Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta a gosto.
Na falta da goma de mandioca pode ser usada o povilho azedo. 
Tempo de preparo: 1 h 30           min
Rendimento: 10 porções



ARROZ DE JAMBU
Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 xícara de arroz
1 xícara de folhas de jambu
sal a gosto.

Modo de Preparo:
Numa panela com a manteiga, refogue o alho e a cebola até começarem a dourar. Junte o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione 2 xícaras de água fervente, tempere e cozinhe em fogo médio, até o arroz ficar macio e cozido. Enquanto isso, lave as folhas de jambu e coloque para ferver rapidamente numa panela com água fervente. Escorra, corte as folhas e misture com o arroz.
Tempo de preparo: 15 min
Rendimento: 03 porções
Dificuldade: fácil


TUCUPI

Ingredientes

3 kg de mandioca brava (maniva)
4 dentes de alho amassados
2 maços de chicória
sal a gosto
pimenta de cheiro a gosto.
 

Modo de Preparo

Descasque a mandioca, lave-a e depois rale no ralador. Coloque numa panela e vá acrescentando água até a mandioca virar uma massa. Esprema esta massa com as mãos para extrair um líquido amarelo, que é o tucupi. Deixe este líquido descansar por 12 horas, que a goma vai se separar do tucupi (líquido). Reserve a goma que dever ser usada depois na preparação do tacacá. Numa panela grande, ferva o tucupi com o alho, a chicória e o sal por 1 hora e 30 minutos. 
Tempo de preparo: 15 h
Rendimento: 2 litros


BOMBOM DE CUPUAÇU

Ingredientes

3 latas de leite condensado
1/2 kg de polpa de cupuaçu
1/2 kg de açúcar
Para a cobertura:
1/2 kg de chocolate ao leite.
 

Modo de Preparo

Numa panela, coloque o leite condensado e leve ao fogo médio até começar a soltar do fundo da panela e dar ponto de enrolar. Deixe esfriar um pouco e retire 1/2 colher (sopa) da massa de leite condensado, achate com os dedos e passe o açúcar. Recheie com 1 colher (chá) de doce de cupuaçu. Faça uma bolinha e feche, passe no açúcar novamente e deixe secar de um dia para o outro. Derreta o chocolate em banho- maria e mergulhe os bombons para que fiquem todos cobertos. Deixe secar e depois embrulhe
Rendimento: 50 bombons

FILHOTE DE TUCUPI

Ingredientes


01 quilo de filhote 
05 cebolas médias 
05 tomates 
05 pimentões médios 
04 batatas médias 
04 ovos 
08 dentes de alho 
03 pimentas de cheiro 
05 limões 
A gosto: temperos verdes (cebolinha, cheiro verde, salsa, alfavaca e chicória), azeite, sal e farinha d’água.
 

Modo de Preparo

Corte o peixe em 4 partes, lave-os em água corrente e 1 limão. Faça um “vinha-d’alho” com o sumo de 4 limões, alho picado, sal a gosto, 1/2 copo de água; envolva as postas do peixe e deixe descançar por aproximadamente 3 horas. Em um caldeirão, colocar para ferver, por aproximadamente 10 a 15 minutos 5 litros de água com 1 cebola, tomate, 1 pimentão picados, a cebolinha, o cheiro verde, a salsa, a alfavaca, a chicória, as 3 pimentas de cheiro, 4 dentes de alho picados, um fio de azeite e sal à gosto. Quando tudo estiver fervido, separar em uma panela 2 litros da fervura e pôr para cozinhar o restante das cebolas, dos tomates, dos pimentões, dos alhos e as batatas. Conforme foram ficando cozidos, retire um a um e reserve. Deixe esfriar todo o caldo do cozimento. Em uma panela, à parte, cozinhar os ovos até ficarem duros, descascá-los e reservar. Volte para o caldeirão o caldo já frio, as postas de peixe e levante fervura deixe cozinhar as postas de peixe por 3 a 5 minutos. Após o peixe estar cozido, separar 1 litros do caldo para fazer o pirão. 
Pirão escaldado


Em uma panela, ferver o caldo e acrescentar aos poucos a farinha d’água mexendo sempre, para não embolar, até formar um pirão de consistência não muito mole.
Como servir:
Em um prato de sopa, colocar as postas do peixe cozido, as cebolas, os tomates, os pimentões, os alhos, as batatas e os ovos, recobrindo com a caldeirada bem quente. Em uma travessa, à parte, colocar o pirão escaldado enfeitando-o com raminhos de salsa. 
Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 04 porções


QUENGA

  • Ingredientes
  • 1 frango inteiro ou coxa e sobrecoxa
  • 1 cebola picadinha
  • 4 dentes de alho picadinho
  • Sal, e tempero a gosto
  • Cheiro verde picadinho a gosto
  • 10 espigas de milho mais ou menos firme

  • Modo de Preparo
  1. Picar o frango em pedaços pequenos
  2. Deixar a cebola dourar e acrescentar o frango, fritando-o até dourar
  3. Corte o milho e bata-o no liquidificador com um pouco de água e coe em peneira fina
  4. Após isso, acrescentar o alho ao frango, o sal e tempero a gosto (pimenta etc), o líquido do milho e ir mexendo sempre até cozinhar
  5. Acrescentar água aos poucos e deixar cozinhando, não pare de mexer para não grudar no fundo
  6. Estará pronto quando o caldo estiver grosso e com sabor de cozido
  7. Coloque cheiro verde a vontade
  8. Sirva com arroz branco, quiabo frito     

Aguardem em breve mais receitas, enviem sugestões nos nossos comentários